quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Curiosidades sobre o lúpulo


Flávio Athayde, idealizador da Cervejaria Votus, localizada em Diadema-SP, fala sobre a história e propriedades da planta utilizada na fabricação de cerveja


download.jpg

Que o lúpulo é utilizado como um dos componentes da cerveja, muitos sabem. O que não é amplamente conhecida é a sua função na receita. Para ajudar a esclarecer, Flávio Athayde, responsável pela microcervejaria de São Paulo, Votus, listou algumas curiosidades.   

O que é lúpulo?


O lúpulo é uma planta trepadeira da espécie Humulus lupulus, da família Cannabaceae, que tem como habitat natural ambientes de climas frescos, como os países do Hemisfério Norte. Por essa razão, a maior parte do lúpulo utilizado nas produções de cervejas brasileiras, hoje, é importada e advém dos EUA e da Europa. A Alemanha é o maior produtor de lúpulo do mundo.


O primeiro indício de produção espontânea da planta no Brasil, foi encontrado recentemente no interior do Estado de São Paulo. Até hoje, havia apenas experimentos e criações em baixa escala e em estufas e máquinas capazes de manter o clima propício para a produção.


As características de aroma e sabor de cada lúpulo dependem da variedade da planta e do solo onde são cultivadas, podendo tender, por exemplo, mais para o floral (característica da maior parte dos lúpulos alemães) ou para o frutado (como as variedades encontradas nos EUA).



Faz bem para a saúde


O lúpulo tem substâncias de ação antioxidante que ajudam a combater radicais livres. Por isso, há diversos estudos sobre seu uso no combate a algumas doenças. Além disso, ele tem propriedades relaxantes. É encontrado na cerveja, pode ser consumido na forma de infusão (chá) ou suas flores podem ser colocadas dentro da fronha, junto ao travesseiro.  


Conservante natural


O lúpulo é um conservante natural. Isso porque possui componentes que evitam que bactérias se proliferem. Foi com esse propósito que ele passou a ser utilizado na receita da cerveja há centenas de anos, possibilitando que a bebida aguentasse longas viagens de navio.


Melhora a cerveja
Além de conservante natural, ele, hoje, é utilizado na receita da cerveja para conferir tanto aroma, vindo de óleos essenciais, quanto amargor, cujo nível pode variar dependendo dos níveis de alfa-ácidos encontrados nas glândulas de resina das flores.

Durante a brassagem, os lúpulos de amargor e de aroma são adicionados ao mosto em momentos diferentes, sendo o de amargor o primeiro a ser inserido. Também com o lúpulo de aroma, se faz o dry-hopping, técnica utilizada para dar um plus a mais ao aroma da cerveja.  
Além disso, o lúpulo de amargor tem propriedades tensoativas, o que, de forma bastante simplificada, quer dizer que ele possibilita que a espuma “flutue” sobre o líquido. Por isso,  podemos dizer que o componente ajuda a estabilizar a espuma.


Devido a polifenóis e a óleos essenciais, os lúpulos de aroma também ajudam a dar corpo à bebida - além de sabor e, claro, aroma.  


Aromas e sabores indesejáveis

Calma, o lúpulo não é mal cheiroso e nem tem um gosto ruim. Ao contrário, ele é uma planta bastante cheirosa e que traz aromas e sabores extremamente agradáveis para a bebida. O problema é quando ele é mal conservado ou utilizado na receita de maneira errada, o que pode trazer defeitos para a cerveja, os chamados off-flavors. Por isso, saber utilizar e conservar o produto de maneira correta é essencial para que se obtenha uma bebida de qualidade.

Para quem quer degustar e saber mais sobre o lúpulo a cerveja Votus 007, Hop Session Ale, traz como protagonista o lúpulo é a ideal. Elaborada em duas edições de single hop: Amarillo e Centennial, é inspirada no popular estilo americano ISA (India Session Ale) e revela a potência de aromas e sabores do lúpulo, mas com a leveza e refrescância que o clima brasileiro pede. Outras ótimas pedidas é a American IPA e a RED IPA da marca.

Onde?

Os interessados podem encontrar os rótulos no novo restaurante de carnes defumadas Low BBQ - Localizado na Rua dos Pinheiros, 1235aberto de segunda a quinta-feira, das 12h00 às 15h30 e das 18h00 às 23h00, e as sextas e sábados, das 12h00 às 00h00..

Cervejaria: 

Para agendar gratuitamente sua visita à fábrica, basta entrar em contato por meio do e-mail: jessica@cervejavotus.com.br.

Aproveite:

Deixe seu comentário, siga nossas redes sociais e boas degustações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre seu e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *